segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Com imensa alegria
Nossa Paróquia da Imaculada Conceição, juntamente com o Grupo Nova Aliança, com participação dos Grupos: Arcanjos de Bela Cruz e Filhos de Sião do Marco e apoio da Prefeitura de Bela Cruz, promoverão o Primeiro Congresso da Família na Região do Baixo Acaraú, na cidade de Bela Cruz, na Quadra do Instituto Imaculada Conceição, no dia 31 de agosto de 2013, com início às 8 horas e encerramento com a santa missa, às 19 horas.
Palestrantes:
 Dom Odelir José - bispo de Sobral
Pe. Emídio Moura Gomes - pároco de Bela Cruz
Robério Cavalcante - coordenador da RCC de Sobral
José Daniel - coordenador da Aliança da Paz.
Haverá as santas presenças das relíquias de:
Beata Elena Guerra - Apóstola do Espírito Santo 
João Paulo II.
Após à missa de encerramento com a presença de vários sacerdotes, teremos show com grupos católicos.
Cativados pelos laços do Espírito.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Zeladoras do Apostolado da Oração de Bela Cruz fazem Procissão para homenagear o Sagrado Coração de Jesus.





 A Festa foi preparada por um Tríduo e na missa de encerramento houve recepção de fitas por várias novas zeladoras.
Também dona Fransquinha Araújo que foi presidente por 15 anos achou por bem passar a presidência pata  dona Isabel Vasconcelos. 

Manifestamos à dona Fransquinha em nome da Paróquia a mais profunda e merecida gratidão. Pedimos a Deus e formulamos votos de grande sucesso à dona Isabel na belíssima função de presidente do Apostolado da Oração de Bela Cruz.




sexta-feira, 24 de maio de 2013

Capitão Wagner: “existe milícias na PM, mas são ligadas ao governo do estado”

Publicado em 24/05/2013 - 17:44 por  | Comentar
 
foto
Uma declaração do capitâo Wagner chamou atenção. O líder dos militares confirmou a versão do ex-deputado Ciro gomes na qual existe milícias na PM. “Existe sim milícias na PM, mas ligadas ao governo do estado”. Ciro havia dito que as tais milíicias eram chefiadas por Wagner. As afirmações de Ciro Gomes e do capitão Wagner são fortes, precisam ser esclarecidas. A Policia Militar do Ceará é um patrimônio moral da sociedade e não pode ser utilizada no debate político dessa forma. Algo precisa ser feito.

Cid promete rever punições de policiais militares

pmmcid
Reunido neste fim de tarde de sexta-feira, no Palácio da Abolição, com representantes das esposas de policiais militares, o governador Cid Gomes (PSB) decidiu rever as expulsões e transferências adotadas pelo Coando da PM contra membros da Corporação. Cid ouviu atentamente as lideres, num encontro sem imprensa, e prometeu empenho em favor da categoria.
Segundo a assessoria de imprensa do Palácio, mais duas audiências ocorrerão e já foram marcadas para os dias 8 e 22 do próximo mês. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Francisco Bezerra, e o Comandante da PM, coronel Werisleik Matias, também participaram do encontro.
Bom lembrar que essa audiência foi promessa de Cid Gomes que, no domingo de semifinal do Campeonato Cearense de Futebol, foi ao encontro das mulheres que impediam a saída de grupo de policiais para fazer a segurança no Estádio Presidente Vargas. Na ocasião, era o clássico-rei Ceará e Fortaleza.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Acidente com um ônibus da Fret Car

Um ônibus da fret car nº 0171913 que faz a linha Fortaleza Jijoca de Jericoacoara quando fazia a curva que se aproxima do trevo da cidade de Cruz virou e saiu fazendo a curva deitado no asfalto, vindo a sair do asfalto e colidindo com uma ML 320 cor prata e uma mercedes 710 cor vermelha que estavam estacionadas em freta ao Restaurante Toca, ambos de propriedade do senhor Jaime Muniz.
Após o acidente vários passageiros foram levados para o hospital de Cruz para serem atendidos, após sofrerem escoriações e alguns se encontravam em estado de choque. 
O motorista se evadiu do local. Não houve vítimas fatais. O acidente aconteceu por volta de 15h de hoje 23 de maio.








MP e Conselho Estadual de Segurança pedem investigação sobre milícia PM

04/01/2011 - Deputado Ciro Gomes (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)---COR
Ciro bateu duro. Cid Gomes, o irmão-governador, desautoriza?
“O Conselho Estadual de Segurança (Consesp) e o Ministério Público do Ceará (MP-CE) querem que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Polícia Militar investiguem a suposta existência de milícias e grupos de extermínio operando na PM. Mesmo diante da gravidade das acusações e do envolvimento do ex-ministro Ciro Gomes (PSB) na polêmica, órgãos do Poder Executivo estadual silenciam.
Na segunda-feira, 20, Ciro acusou o vereador Capitão Wagner Sousa (PR) de comandar milícia ligada ao narcotráfico na PM. “Estamos achando essa milícia um a um e vamos cortar a cabeça dessa cobra”, disse. O vereador rejeitou a acusação e denunciou existência de grupos de extermínio ligados à cúpula da Segurança. Em reação à polêmica, reunião do Consesp da última terça-feira, 21, encaminhou pedido para que a SSPDS e PM investiguem o caso. Já o promotor Joathan Machado, da Promotoria de Justiça Militar do MP-CE, informa que oficiará os órgãos no próximo dia 27 requisitando a abertura imediata de processo para apurar as denúncias.
Enquanto o pedido do Consesp – órgão fiscalizador da Segurança que reúne representantes de diversas áreas – não precisa necessariamente ser cumprido, a requisição da promotoria obriga os órgãos a abrirem investigação. Joathan diz ainda que pediu instauração de inquérito para apurar a participação do Capitão Sousa no protesto das esposas de PMs em 12 de maio. Vídeo publicado na Internet mostra Wagner dando suporte à manifestação, que tentava impedir a saída de efetivo encarregado da segurança do clássico-rei, pela semifinal do Campeonato Cearense de futebol.”

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Barco naufraga no litoral do Ceará e deixa 4 pescadores desaparecidos



Cinco tripulantes desapareceram após naufrágio; um foi resgatado. Barco afundou na madruga da segunda-feira (20) em Acaraú, no Ceará.

A Capitania dos Portos do Ceará faz a busca por quatro náufragos, no litoral de Acaraú. Segundo a Capitania dos Portos, o barco Peralta, com cinco tripulantes, naufragou na madrugada de segunda-feira (20).  Um dos tripulantes foi resgatado por um barco pesqueiro.
Gabriel Paulo dos Santos foi levado ao Hospital de Acaraú e apresenta bom estado de saúde. Ele está em observação devido à desidratação. Gabriel também apresenta ferimentos leves.  Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, dois barcos fazem as buscas por outros quatro náufragos. A capitania abriu inquérito para apurar as causas do acidente.                     Os proprietários de barcos da Colônia de Pescadores da região também se mobilizaram para fazer buscas pelo mar, no litoral do Ceará. A Capitania dos Portos pede que informações relativas ao caso sejam notificadas ao órgão.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Primeiro Pancadão da Juventude de Bela Cruz

GRAÇAS A MEU BOM DEUS ESTAMOS VIVENDO EM BELA CRUZ UM NOVO PENTECOSTE. 

Ardia meu coração de pastor e guia quando via a juventude desarticulada como ovelha sem pastor. Eu via já como um padre de adulto para velho e me sentia inibido - achava que não saberia trabalhar com os jovens - mas sentia que tinha que fazer algo. Assim encabulado convidei alguns jovens para comer uma pizza numa churrascaria:  Fábio Cleber, Camila, Fábio Freitas, Andressa, Eliane Jufra, Lalá. Fiz a proposta de começar a convidar outros jovens e perguntar sobre seus sonhos, sobre suas faltas, e dizer-lhes com carinho e firmeza que sonho que se sonha dormindo é pesadelo, sonho que se sonha acordado sozinho é devaneio, mas sonho que se sonha acordado em grupo é um caminho a percorrer. E assim começou nossa CPJ: Comissão Paroquial de Juventude. Outros foram se agregando: Vaguinho, Gleison, Maurílio, Cristiane, Evaneudo, Juliana, Franklin, Carlinhos. No dia 07 de abril deste ano fizemos a 1ª MotoJovem de Bela Cruz com uma multidão incomparável de motos e carros percorrendo ruas de da cidade em direção à Igreja Matriz da Imaculada Conceição. Dia 19 de maio fizemos o 1º Pancadão da Juventude no Ciac com a participação do DJ Shalom Emanuel, de Sobral, a Banda Arcanjos e a Banda a Deus eu Canto de Bela Cruz. Foi um momento de sucesso que prepara um grande êxito para a Juventude belacruzense.









Começa segunda-feira (20) atendimento na emergência do Hospital Regional Norte

Nesta segunda-feira, 20 de maio, começa o atendimento na emergência do Hospital Regional Norte, em Sobral. É o início da última etapa do cronograma de funcionamento do novo HRN, construído pelo Governo do Estado para atender toda a população dos 55 municípios da macrorregião Norte. Na emergência, que tem início com o atendimento de pacientes adultos,  são 38 leitos e 15 consultórios.
O atendimento na emergência seque a Classificação de Risco. Isso significa  que o tempo para o paciente ser atendido é de acordo com a gravidade do seu caso. Todo paciente, após passar pela triagem, recebe uma pulseira com a cor correspondente ao tempo de atendimento. A pulseira vermelha é colocada no braço do paciente em caso de emergência, que necessita de atendimento imediato, zero minuto. A pulseira amarela, com 10 minutos,  é entregue em caso muito grave, de atendimento praticamente imediato. O paciente que precisa de atendimento rápido, mas pode aguardar, recebe a pulseira amarela. Já o paciente menos grave, depois de passar pela triagem, pode ser atendido de 120 a 240 minutos ou encaminhado para outros serviços de saúde já que o Hospital tem o perfil de média e alta complexidade.
No último dia 30 de maio ocorreu umas das etapas mais importantes do cronograma de funcionamento. Foi a abertura das internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Nesta sexta-feira, 17 de maio, há sete pacientes nas UTIs do Hospital Regional Norte. As cirurgias começaram a ser feitas no dia 18 de março.
Com 57.813,70 metros quadrados de área construída, na Rua John Sanford, 1.500, no bairro Junco, o HRN é o maior hospital do interior do Nordeste. Tem 382 leitos e capacidade para realizar até 1.300 internações por mês.  Em obras e equipamentos foram investidos R$ 229.082.947,73, recursos do Governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  O HRN faz parte do programa de expansão e melhoria da assistência à saúde da população que o Governo do Estado  desenvolve na Capital e no Interior.

Assessoria de Comunicação da Sesa 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Missa ao ar livre ao lado do futuro santuário de Santa Luzia


Mais uma vez o povo belacruzense demonstra sua fé. Foi dia 13 de maio quando ao meio dia houve missa na Matriz em honra de Nossa   Senhora de Fátima e à noite ao lado do futuro Santuário de Santa Luzia missa para homenagear esta santa. Em ambas as celebrações estava presente grande multidão de fiéis. Vejas fotas da missa de Santa Luzia. Alimente sua devoção e intensifique sua relação de amizade com esta santa protetora de nossa visão.










Padre Emídio Moura chama sociedade belacruzense para debater segurança pública


Em reunião promovida pela Paróquia de Bela Cruz, sobre a segurança pública no município, contamos com a presença de todas as categorias sociais. Vimos o quanto a segurança pública está precária na cidade de Bela Cruz. Temos somente 10 policiais: 5 de folga e 5 no plantão. Dos 5 de plantão, 1 fica no presídio; 1 fica na delegacia; apenas 3 ficam à disposição das possíveis ocorrência num município de grande dimensão territorial e com 31 mil habitantes. A delegada tem apenas um escrivão e não tem investigador. Os BOs são feitos de 2ª a 5ª feira e 6ª, sábado e domingo não tem nem delegada, nem inspetor, nem escrivão e investigador. Não sabemos se os inquéritos são terminados em tempo hábil, nem se os infratores são julgados pela justiça. Há descrença da população na polícia judiciária e a maioria das vítimas de assalto e furto não comparece à delegacia para fazer BO da ocorrência. O bom da reunião foi o interesse das pessoas para buscar conjuntamente soluções para o problema. Os vereadores presentes: Elusa, Bigode de Ouro, Alexandre, Egberto, Marcos demonstraram interesse de fazer algumas audiências públicas sobre o assunto. O vice prefeito Juliano e a 1ª Dama Cheila representando o prefeito que estava em viajem anunciaram que em breve vão reativar a Guarda municipal que foi extinta na administração anterior.  Falas como do jovem Bruno Dutra e Sgt Aberlardo trouxeram muitas luzes como pistas a serem trilhadas em busca de soluções.




Número de homicídios cresce 29% no Ceará

coronel bezerra
O que fazer, secretário?
“A continuar no ritmo corrente, 2013 se encerrará como o ano mais violento da história do Ceará. Em apenas quatro meses, 1.356 pessoas foram assassinadas no Estado. No mesmo período de 2012, 1.050 casos haviam sido registrados. Um aumento de 29%. Ou 306 mais vidas interrompidas do que no primeiro quadrimestre do ano passado. Ou 339 mortes intencionais todo mês. Ou ainda 11 extermínios todo dia. Um cenário bélico.
Em Fortaleza, a violência extrema cresceu 30% nesse recorte de tempo. Saltou de 507 homicídios dolosos (com a intenção de matar) para 662. Médias de 165/mês e cinco/dia. Em São Paulo, maior cidade do Brasil com 4,5 mais população do que a capital cearense, 108 pessoas foram assassinadas por mês (entre janeiro e março de 2013). Por dia, foram três. O POVO chegou aos índices e percentuais analisando os relatórios disponibilizados pelas secretarias de segurança pública dos dois estados na Internet. Resultado: em apenas quatro meses, o Ceará já soma 37% dos homicídios de 2012 inteiro. Para a capital, a proporção é de 40%.
Caos denunciado pelo O POVO no último dia 7/5, com o especial “873 assassinados a tiros em 2013”. Levantamento exclusivo e retirado da totalização de corpos feita diariamente pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce) revelou aumento de 62,5% somente nas mortes ocasionadas por arma de fogo este ano – tendo 2011 como ano-base. Dos 184 municípios cearenses, 62 ainda não registraram homicídios em 2013. Dentre os 119 bairros da Capital, apenas 21 por ora escapam da estatística de assassinatos. (ver quadro)
Para especialistas ouvidos pelo O POVO, o avanço desenfreado da violência no Ceará comprova a falência do sistema estadual de segurança, que precisaria ser integralmente reformulado de forma imediata e posto em prática sem a atual lógica militarista. “No mundo todo, só se conseguiu reduzir índices com mudanças de política pública. Aqui, enquanto isso não acontecer, tudo só tende a piorar”, acredita o coordenador do Laboratório de Estudos sobre Conflitualidade e Violência (Covio/Uece), Geovani Jacó.
O POVO procurou o titular da SSPDS, coronel Francisco Bezerra, para cobrar explicações quanto ao pico de assassinatos em março, o aumento de casos em relação ao ano passado e à redução de ocorrências de março para abril. Contudo, a assessoria do secretário informou que a Polícia Militar pronunciaria-se sobre o assunto. A assessoria do comandante da PM, coronel Werisleik Matias, no entanto, disse não ser possível o contato com o militar por ele estar em reunião. Não houve retorno até o fechamento da matéria.”
(O POVO)